PRAIAS ITACARÉ

Cacauroska
Pôr-do-Sol
Anuncie aqui 

Itacaré tem uma paisagem sui-generis no litoral nordestino. Enseadas delimitadas por montanhas recobertas de verde sugerem um pedaço da Rio-Santos que emigrou para a Bahia. A estrada, porém, passa a uma distância ecologicamente segura da costa; a visão das praias é um privilégio de quem percorre as trilhas que levam às praias ainda selvagens.

A cidade fica ao fim dessa estrada, na foz do Rio de Contas, e tem um casario antigo muito bonito, ainda que maltratado. Logo que a estrada foi asfaltada, no fim dos anos 90, parecia que paulistas e cariocas endinheirados fariam de Itacaré a próxima Trancoso. Hoje os caixas-altas ficam em seus condominios fechados e pouco se relacionam com a vila. A cidade, que antes do asfalto era uma surf town, tornou-se um ímã para mochileiros e festeiros. A rua que liga o centro às praias urbanas é pontilhada de bares, restaurantes, agências de passeio, pousadinhas e hostels -- e ficou conhecida como "a Pituba", numa blague como o movimentado bairro de Salvador.

As Praias

Lindas e algumas até paradisíacas

Há quatro praias "urbanas" em Itacaré. 

A primeira, continuação natural da orla central, é a praia da Concha, que tem mar calminho (por estar na boca do rio), muitas barracas e sobretudo muitas pousadas. Ponto de referência marcado para vê o pôr-do-sol.

Praia da Concha

Praia da Concha
Praia da Concha

Esta praia possui uma ótima infraestrutura turística e é uma das mais agitadas em épocas de alta temporada, principalmente porque ela está localizada próximo ao centro da cidade. As areias são amareladas e fofas e ao redor existe muita vegetação que enfeita a paisagem do local. As águas do mar são escuras, por causa do rio de Contas que desagua no mar, além disso, a salinidade da água é pouca e as ondas são calmas. 

De longe, os visitantes podem avistar uma parede de pedras e um farol quadrado, um dos poucos desse estilo no Brasil. Várias cadeiras de bar são colocadas na praia para ter uma maravilhosa visão da praia que é linda o tempo todo, inclusive no pôr do sol. Além dos quiosques, a praia conta com barracas, pousadas, aluguel de equipamentos esportivos como o caiaque e muito mais.  

Praia da Concha
Praia da Concha

Praia do Resende

Praia do Resende
Praia do Resende

Esta praia é uma pequena enseada. Ela possui um vasto coqueiral, logo em sua entrada e está a poucos quilômetros do centro de Itacaré, pela trilha que sai do Caminho das Pedras. Mesmo sendo de fácil localização, não é muito movimentada. A praia é bem visível e muito preservada, possui poucas barracas de praia. A areia é bem escura e lisa, mas existe um jardim muito frequentado por quem quer descansar, namorar e também praticar esportes como a capoeira. 

Na orla da praia do lado direito, é possível ver as ondas do mar batendo nas pedras e há também um morro cercado por vegetação. As ondas são ótimas para os surfistas, no inverno. Já no verão, é ideal para os banhistas, mas é necessário ficar atento com a maré cheia, pois a forte correnteza é capaz de levar uma pessoa para cima das pedras.   

Praia do Resende
Praia do Resende

Praia do Tiririca

Praia do Tiririca
Praia do Tiririca

Esta praia urbana está localizada perto do centro da cidade, entre paredões de pedra. Ela conta com muitas pousadas rústicas nos morros da Mata Atlântica, restaurantes, quiosques e casas próximas. É muito agitada e cheia de surfistas que, no inverno, buscam explorar as melhores ondas de Itacaré, até mesmo porque, nesta praia existem campeonatos de surf promovidos principalmente pela Associação de Surf da cidade.

 Há uma pista de skate e um pequena cachoeira artificial, na parte alta da praia. Na areia escura e lisa, existem várias cabanas que servem um delicioso açaí e outra barraca já na areia faz uma deliciosa Cacauroska, uma delícia. Além do surf, um dos esportes que podem ser praticados é o frescobol.  

Praia do Tiririca
Praia do Tiririca

Praia da Costa

Esta pequena praia está localizada a poucos quilômetros da cidade de Itacaré e o acesso a ela é bem fácil. Ela possui belíssimos coqueiros e muita vegetação. A areia é branca e lisa, já o mar azulado é um pouco violento para os banhistas que devem procuram as praias próximas como a de Resende, Tiririca e Ribeira para se divertir. É uma praia tranquila, para quem quer descansar e aproveitar a paisagem, não possui muita movimentação de pessoas e nem de barracas. 

O visitante poderá fazer piqueniques em seus gramados, descansar debaixo dos coqueiros, ver o pôr do sol ou mesmo tirar fotos próximo às pedras. Para os surfistas, as ondas são fortes e é preciso ter muito cuidado com a correnteza.  

Praia da Ribeira

Praia da Ribeira
Praia da Ribeira

A praia da Ribeira encontra-se numa área de proteção ambiental e um dos acessos a ela, se faz pelo Caminho das Praias, por carro. Situada entre pedras e cercada por plantas da Mata Atlântica, o visitante tem muito espaço para se divertir. Ela apresenta uma visão deslumbrante de vegetação, águas refrescantes e muito sol. Além disso, é muito movimentada, principalmente pelas famílias durante os feriados e finais de semana. 

A água do mar é azulada e ótima para banho, e em alguns períodos, o mar é propício para a prática de surf. Para os ecoturistas, existe uma tirolesa próximo a praia que é uma das atrações do local. Outra atração dessa praia é um pequeno riacho do rio Ribeira que forma cachoeiras e uma piscina fluvial. Na areia lisa e escura da praia estão as cadeiras e mesas de plástico dos quiosques que colorem o cenário. A praia conta com uma infraestrutura boa e cabanas que oferecem petiscos, refeicões e bebidas. 

Praia da Ribeira
Praia da Ribeira

Praia da Prainha

A famosa Prainha de Itacaré, intitulada como uma das mais lindas praias do Brasil, está localizada próxima a praia da Ribeira. Para chegar até ela, é necessário vir por uma trilha, a partir da praia da Ribeira, por um açude natural, passar por uma ponte cercada por muita vegetação. Recomenda-se ir até a praia acompanhado por guias turísticos, pois existem vários desafios. É uma caminhada ideal para os fãs de aventuras, pois há pontes de madeira suspensa no ar, no meio da mata, cachoeiras e riachos próprios para um belo banho de água doce. 

Além disso, existe também um mirante natural, onde visualiza-se toda a praia, que é recheada por pedras, dois morros e um mar sensacional. É uma longa descida até a praia, mas vale a pena. A areia é um pouco escura, cheia de vestígios de galhos secos. Já o mar, bastante agitado, por isso é uma praia muito frequentada por surfistas. Existe um casarão beira-mar que compõe o cenário desta praia. Mas não há restaurantes e quiosques próximos, apenas poucas barracas que servem água de coco e sucos naturais.

Leia mais....