MORRO DE SÃO PAULO

Pequena vila localizada na ilha de Tinharé, na Costa do Dendê, possui lindas paisagens naturais. O acesso até o Morro de São Paulo é feito somente por avião ou barco e o lugar recebe pessoas do mundo todo. É um local maravilhoso para quem quer descansar e relaxar, pois não existem movimentações de automóveis. Mas por outro lado, à noite, a vila é muito animada com festas que vão até o outro dia. Existem hotéis e pousadas de frente para o mar e também lugares aconchegantes e mais distantes das praias que garantem uma boa caminhada ou mesmo um passeio por trator para os pontos turísticos. Na vila pode-se aproveitar o turismo ecológico através das trilhas, ver monumentos históricos, se deliciar nas praias mais frequentadas como Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia (Praia do Encanto); praticar esportes náuticos como andar de barco à vela, mergulhar, surfar, dentre outras atividades.

Morro de São Paulo, famosa por suas baladas e luaus que vão até o nascer do sol, também é um destino que tem tudo a ver com esportes, saúde e contato com a natureza. A Ilha de Tinharé na qual

Morro de São Paulo é um dos vilarejos, é composta por diversas praias que vão desde as mais famosas, que são numeradas de um até quatro, assim como tantas outras que convidam o turista e ao nativo, para a prática de esportes.

Onde Dormir e Comer

Hoteis e Pousadas e Restaurantes

Praias

Primeira Praia

Com areias lisas, molhadas e pedras que enfeitam a paisagem é uma praia muito badalada. As primeiras construções de casas de veraneio foram feitas nesta região, atualmente muitas delas estão sendo transformadas em pousadas, restaurantes e lojas que atraem turistas todos os anos, especialmente, aqueles que gostam de praticar esportes. Os coqueiros crescem estrategicamente, próximo a esses estabelecimentos. 

As águas do mar são tranquilas e passear pelas areias ao som das ondas é perfeito. Mas para os aventureiros e amantes dos esportes náuticos mergulhar e andar de banana boat é bem divertido. No inverno, o surf domina o mar e as areias da praia. Mas, uma das principais atrações é a tirolesa, localizada no alto do farol branco, cercado por vegetação.  

Segunda Praia

Esta badalada praia é uma das mais disputadas da ilha. Ponto de encontro dos jovens, ocorrem muitas festas, shows e luaus que acontecem durante toda a noite. Com rochas magníficas que podem ser fotografadas, areias lisas e molhadas, pousadas, restaurantes e bares que trazem animação ao local são ideais para quem deseja se divertir. Cadeiras de praia e guarda-sóis são instalados na areia para descanso. 

Mas para quem não quiser ficar apenas na orla, poderá fazer passeios de lancha ou barco pelo mar de águas tranquilas e de cor azul marinho misturada a trechos de azul escuro. Além disso, pessoas de todas as idades podem se aventurar em suas lindas águas, tanto no banho, quanto no mergulho em busca dos corais e dos peixes. Alguns esportes que podem ser praticados são o vôlei, a capoeira, frescobol e o futevôlei. Localizada próxima à Primeira Praia pode-se ver o farol branco no alto do morro e também a Ilha da Saudade.

Terceira Praia

Apenas a Ilha da Saudade é o limite para chegar até a Terceira Praia através da Segunda. Ela é considerada um das melhores locais para a prática de mergulho, principalmente próximo à Ilha de Caitá, uma pequena ilha com apenas um coqueiro, envolta por corais. Alguns barquinhos coloridos de pescadores ficam ancorados perto da beira do mar. 

Na orla, existem muitas pedras, arrecifes, areia fina, de cor creme e vários quiosques que se alojam com suas cadeiras e mesas de praia para servir deliciosos petiscos e pratos com frutos do mar, em sua parte alta. Durante a maré cheia, a água ocupa quase toda a curta faixa de terra e isso impede a prática de alguns esportes na areia. Para hospedagem, não faltam hoteis e pousadas, das mais simples as mais luxuosas, para abrigar os visitantes. Passeios de caiaque também são bem vindos, pois há lojas que fazem o aluguel do equipamento.  

Quarta Praia

Areias molhadas e escuras, cabanas rústicas na orla e muita vegetação pode ser encontrada nesta praia. Poucos esportes na areia são praticados, mas no mar, um mergulho livre pelas piscinas é apropriado, por isso anteriormente a praia era conhecida como Praia das Piscinas. É procurada por aqueles que amam estar em contato com a natureza e desejam ter tranquilidade. 

Mesmo em épocas de alta temporada e feriados, a praia não costuma receber um número muito alto de visitantes, e assim, suas belezas ficam preservadas com o passar dos dias. De um lado muitos coqueiros, de outro piscinas naturais encantadoras com peixes coloridos, modeladas durante a maré baixa. Algumas casas de veraneio e pousadas podem ser encontradas à beira-mar quando as pessoas realizam caminhadas pela larga faixa de areia. 

Piscina de Corais

As piscinas de corais do Morro de São Paulo são uma das maiores atrações deste paraíso. As águas transparentes com trechos que variam entre o azul marinho e o azul escuro encantam o olhar. É só alugar uma lancha e fazer um passeio pelas lindas piscinas. Praticar mergulho, tanto livre através de máscara e snorkel, quanto com equipamentos próprios, é uma das atividades que os visitantes devem aproveitar, pois muitos peixes coloridos e outras criaturas marinhas podem ser vistas debaixo d'água. 

Próximo à orla há um bar flutuante com muita bebida e comidas típicas durante a alta temporada.