Vesúvio

04/08/2017

Fundado em 1910, tem este nome porque foi criado por Italianos, depois vendido a um português, passando por mais três proprietários até que em 1945 foi comprado por Nacib e virou a casa da Gabriela.

Em 2001 o Bar Vesúvio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio histórico.

Seus primeiros proprietários foram dois italianos e seu nome é uma homenagem ao famoso vulcão localizado na terra natal dos proprietários.
O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado em seus livros, em "Gabriela Cravo e Canela". O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de "fartas ancas" e cor de canela.
Outra versão da inspiração para Gabriela, foi publicada em maio de 1975, o Jornal da Tarde foi até Ilhéus verificar se os personagens de Jorge Amado realmente existiram. Descobriu-se que o bar Vesúvio existiu e o dono do bar era um libanês chamado Emilio Maron, na época tinha 61 anos. Mais, esse libanês tinha uma cozinheira de mão cheia com o qual era casado e que trabalhava no seu bar servindo quitutes. Ela, acabara de morrer e se chamava Maria de Lourdes do Carmo Maron. Na época da novela, Ilhéus se encheu de turistas em busca das histórias de "Gabriela". Maron costuma tratar os curiosos com pedras. Para a reportagem do JT,

 o libanês declarou ter sido "vítima de uma injustiça", sua mulher não poderia ter sido modelo para a mulata porque "Maria de Lourdes tinha um comportamento honrado, enquanto Gabriela...".

Na década de 80 do século XX o prédio foi comprado por um grupo suíço.
O centenário bar é o de vida mais longa do Brasil em funcionamento, localizado no centro de Ilhéus, ladeando a Catedral de São Sebastião, faz parte dos lugares históricos do município mais visitados. Muitos foram os proprietários e ou arrendatários ao longo do tempo, como Emílio Maron, Guido Partenostro, dentre outros, atualmente encontra-se em reforma e sob nova direção. Sua inauguração esta prevista para breve, com a cor da fachada totalmente diferenciada (cinza escuro) e toldos vinhos. Tráz a sensação de uma casa de bossa nova! Com uma aparência de misturas do moderno ao rústico.

Galeria de fotos


Bar do Vesuvio

Pca Eduardo Gomes, 190 - Ilhéus - Ba 45653-766