Temporada de Cruzeiros começa em Novembro - Ilhéus irá receber 21 Transatlânticos entre 2017/2018

09/11/2017

Ilhéus irá recereber quase 100 Mil turistas, na temporada de Cruzeiros "2017/2018"


Mais de 220 mil turistas desembarcarão na Bahia, total 8% maior se comparado com o movimento alcançado na temporada anterior, de acordo com a projeção da Companhia das Docas da Bahia (Codeba).

A temporada de cruzeiros marítimos aquece a atividade turística na Bahia entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Os portos de Salvador e Ilhéus irão recepcionar 70 transatlânticos que dividirão a paisagem litorânea com as tradicionais embarcações de pesca e de passeios turísticos. 

Porto de Ilhéus
Porto de Ilhéus

 O secretário municipal de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, vê com otimismo o crescimento de cruzeiros com destino à cidade.

Segundo ele, na temporada passada houve um incremento de 10 por cento no fluxo de turistas de transatlânticos. "Esse é um dado positivo que nos estimula a trabalhar com mais afinco. Afinal, a parada dos navios para a cidade tem uma importância muito grande, tanto para o comércio como para a cadeia de serviços voltada ao setor de turismo, com a geração mão de obra e de mais renda, e a promoção de Ilhéus como destino turístico", afirma Lobão.

O secretário Roberto Lobão ressalta a iniciativa do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que tem buscado sensibilizar as autoridades do Ministério dos Transportes e da Codeba, estatal que administra o terminal portuário, para promover investimentos necessários com o objetivo de melhorar a infraestrutura do equipamento. "São intervenções necessárias como a construção de uma passarela que dê acesso direto ao terminal de desembarque, sem que haja a necessidade de o passageiro passar pelas oficinas; a construção de quatro banheiros, sendo um destinado aos portadores de deficiências físicas; e o aumento do calado operacional para que possamos receber navios ainda maiores, que tragam mais passageiros", enfatiza Lobão. 

O primeiro navio da temporada 2017-2018 será o MSC Preziosa, no dia 15 de novembro, às 9 horas. Vindo de Santa Cruz de Tenerife, na costa espanhola, o transatlântico tem capacidade para 4.360 passageiros. Da capital baiana, seguirá com destino a Búzios (RJ). 

Até abril, 50 navios irão ancorar no Porto de Salvador, trazendo 151 mil passageiros. Em Ilhéus, serão mais 21 navios, com 72 mil visitantes.

A Secretaria do Turismo da Bahia / Bahiatursa prepara receptivo especial para os visitantes. Em outra vertente, a equipe técnica da Setur atua na qualificação de serviços turísticos, a fim de assegurar atendimento de qualidade em toda a cadeia produtiva do setor. O comércio (bares, restaurantes e lojas) e o transporte turístico são alguns dos segmentos que registram uma maior demanda.

Publicidade

Data dos Cruzeiros

11/12 - 17/12 - 19/12 - 26/12 - 04/01 - 10/01 - 17/01 - 18/01 - 24/01 - 31/01 - 01/02 - 07/02 14/02 - 15/02 - 21/02 - 28/02 - 07/03 - 16/03 e 21/03 

Além do anterior Costa Favolosa, outros navios passarão por nosso litoral, a exemplo do MSC Musica que atracará no dia 17 e retorna nos dias 04 e 18 de janeiro e finaliza nos dias 1 e 15 de fevereiro. O MSC Preziosa fará o maior número de paradas na cidade, num total de 12. 

 

Mais turistas pelo mar - Entre as boas notícias deste ano está o aumento de mais quatro navios com escala no Porto de Malhado no comparativo com o ano passado, passando de 17 para 21 paradas na cidade. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre garantiu que para receber bem os turistas serão realizados serviços essenciais nos principais pontos turísticos, garantindo a limpeza, iluminação e segurança nos principais locais visitados pelos cruzeiristas. "Quem vem a Ilhéus tem a oportunidade de ver as belezas e a cultura da cidade, com praias organizadas e equipamentos culturais. Tudo isso estimula o turista a voltar para passar uma temporada maior aqui", assinala.


O luxuoso transatlântico chegará ao próximo dia 19 e retorna dia 26 de Dezembro. Ancora novamente nos dias 10, 17, 24, 31 de Janeiro e, em Fevereiro, o navio atracará nos dias 7, 14, 21 e 28 e finaliza sua temporada no dia 7 de Março. O navio cruzeiro The atracará no dia 14 de fevereiro; o Veedam, dia 16 e o Midnatsol, no dia 21 de março, encerrando a temporada de transatlânticos. 

O secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, destacou que os cruzeiros são muito importantes. Ele informa que haverá um receptivo com blocos afros, apresentação de Gabrielas e guias bilíngues. "O visitante chega aqui e tem uma pequena ideia do que é a cidade, a nossa cultura, o nosso povo, a nossa gastronomia. Conhecendo tudo isso, ele volta com um parente, um amigo, e fica hospedado em nossos hotéis, consumindo em nossos restaurantes, gerando renda", ressalta. 

Onde Comer no Centro

Em águas territoriais brasileiras estarão navegando

Os Navios MSC Preziosa, MSC Poesia, MSC Música, Costa Fascinosa, MSC Magnifica, Costa Favolosa, Sovereign, The World, Prinsendam e Balmoral, dentre outros. São navios que aliam o luxo e o conforto dos resorts e hotéis cinco estrelas com a possibilidade de acesso à diversidade cultural e histórica de cidades turísticas, como Salvador e Ilhéus.

Parceiros