Roteiros e dicas de Viagem em Ilhéus

12/12/2017

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. É uma cidade muito linda e você não pode deixar de ter em seu destino. Ilhéus foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos Ilheos", e elevada à cidade em 1881.

As reservas de Mata Atlântica fazem de Ilhéus e seus arredores um destino de praia com um charme a mais. Protegendo o litoral ou emoldurando trilhas, lá está a floresta e toda a sua biodiversidade.

Como chegar;

De carro para Ilhéus:

Partindo de Salvador-BA, você tem 2 opções: a opção 1 e a mais simples e rápida, basta você pegar a BR-101 em direção a Ilhéus. A Opção 2 e mais divertida, você irá pegar o ferry-boat que vai para a Ilha de Itaparica. De lá e só seguir pelo litoral na BA-001 - a Distancia entre Salvador e Ilhéus é de cerca de 460 km.

De avião para Ilhéus:

Você também tem a opção de ir até a cidade de Ilhéus de avião. O aeroporto da cidade é conhecido como Aeroporto Jorge Amado e só opera vôos nacionais. Os vôos partem das principais capitais do Brasil: Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Porto Alegre, Brasília, Curitiba. Saiba quais companhias áereas trabalham no aeroporto de Ilhéus, clique aqui.

Chegando ao aeroporto, tudo é pertinho e você tem várias opções como táxi, vans que farão o translado até o seu hotel. O Serviço pode ser contratado diretamente no aeroporto ou pode ser previamente combinado com seu agente de viagem ou no hotel de sua escolha.

Ônibus para Ilhéus:

Para quem pretende chegar a Ilhéus de Ônibus, a rodoviária da cidade fica bem próxima, são apenas 3 km de distância do centro da cidade. A rodoviária opera com linhas que partem de quase todo o Brasil. Saiba mais... Clique aqui.

Onde se hospedar em Ilhéus? O quê não vai faltar é Hoteis e Pousadas á sua escolha. 

Dica : O ideal é escolher uma pousada perto do aeroporto, onde, aliás, está a maior parte da rede hoteleira (mas distribuída próxima também da orla). Eu recomendo a Pousada Ilhéus, por dois motivos; Primeiro; por ter um excelente custo-benefício com um café da manhã bem diversificado e muita fartura, só não tem "piscina". Segundo; que é um dos meus parceiros, além dela está localizada à 5 minutos do aeroporto e próxima dos Bares e Restaurantes da Passarela do álcool. Saiba mais..."Onde dormir".. Clique aqui.

Agora se você estiver viajando com crianças, tanto o litoral "Sul" como o litoral "Norte", tem várias pousadas que vai agradar a criançada. O litoral Sul é o mais procurado pelos turistas e a própria população. Conhecida como  "Praia dos Milionários", com várias cabanas. Servindo comidas típicas e aquela cerveja bem gelada. Ah sem falta... a água de coco, porque para aguentar o calor de Ilhéus, você vai precisar estar sempre bem hidratado.

Parceiros

Agência de Viagens e Transporte de Cargas Aéreas e Terrestre.

Sua loja de Conveniência na Madrugada

Onde ir em Ilhéus

Centro Histórico

Conhecendo a Cultura e Histórias de Ilhéus

No centro de Ilhéus,  além dos pontos turísticos você também vai conhecer o comércio local, com muitas variedades, tanto para suas refeições, ou para aquela comprinha básica "Você sempre vai encontrar um vestuário que não pode faltar em sua viagem". 

**** ATENÇÃO*** 

Antes de começar o passeio, não esqueça de passar protetor solar, usar chapéu ou boné e estar com roupas confortavéis.

Bem, vamos começar com o "Casa de Cultura de Jorge Amado" e o Bar do "Vesúvio"

Casa de Cultura Jorge Amado

Em 1988, a Casa foi doada ao Município, pelo Estado, foi tombada e inaugurada em 27 de junho de 1997, com a presença do próprio escritor e de sua família. Atualmente funciona como um museu das obras de Jorge Amado. Horários - A Casa de Cultura Jorge Amado fica aberta para visitação de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábado das 9 às 13h. Valor: 5,00 reais para Turista. Gratuito para nativos. (Basta apresentar um comprovante de endereço). Saiba mais.Clique aqui.

Bar do Vesúvio

O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado em seus livros, em "Gabriela Cravo e Canela". O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de "fartas ancas" e cor de canela. Saiba mais.. Clique aqui. Lembrando que hoje os Vesúvio está reformado e com uma nova cara, mais moderno com estilo Boêmio. Conheça o novo "Bar do Vesúvio" Clique aqui.

Saindo do Vesúvio, sua 3ª parada é a Catedral São Sebastião que fica ao lado do Vesúvio.

Onde Comer no Centro

Catedral São Sebastião

Em 22 de julho de 1931 o Diário da Tarde publicou um manifesto com a assinatura de 160 pessoas da elite local, apoiando a idéia de Dom Manuel de construir-se a nova catedral no mesmo local onde surgira a primeira. Como justificativa Eusínio Lavigne afirmou que desejava ver a cidade dotada de um templo digno da religião católica, e à altura do respeito devido aos cânones da arte e do progresso. Em 27 de janeiro de 1932 as obras foram retomadas. Saiba mais.. Clique aqui.

Próxima parada, Igreja São Jorge e Palácio Paranaguá

Parceiros

Igreja São Jorge 

Está situada no centro da cidade de Ilhéus, na rua Antônio Lavigne de Lemos. Sua fachada lateral direita está voltada para a Praça Rui Barbosa, que se abre para o mar. Do alto de sua torre era possível contemplar uma bela vista panorâmica da cidade. Saiba mais... Clique aqui.

Palácio Paranaguá

Em 22 de dezembro de 1907 foi inaugurado o Paço, pelo mesmo intendente, segundo placa comemorativa existente na fachada. Os trabalhos de decoração e pintura foram feitos pelo artista italiano Oreste Sarcelli, e a iluminação, a acetileno, pelos irmãos Vita. O prédio tem uma área construída de 1060 m2,  tendo o piso térreo para serviços da Prefeitura de Ilhéus, e o 1º andar liberado para visitação, com exposição de quadros, movéis (antiguidade) e histórias. Vale a pena conferir. O prédio está localizado na Praça J.J. Seabra e ocupa a parte mais elevada da mesma, no centro histórico e comercial da cidade; possui quatro fachadas. Saiba mais... Clique aqui.

Bar e Etretenimento

Próxima Parada....., O Cabaret Bataclan, ele mesmo, o famoso Cabaret por ser o cenário do livro "Gabriela Cravo e Canela"  de Jorge Amado. A casa noturna que recebeu muitos coronéis na época do Cacau.

Bataclan

Aqui os coronéis do cacau iam em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau. Após a reconstrução, realizada numa parceria da Prefeitura Municipal com a Petrobrás, foi transformado em espaço cultural, com café, local para exposições e uma réplica do quarto de Maria Machadão. Com dois meses de inaugurado, já havia recebido mais de onze mil visitantes. Saiba mais..... Clique aqui.

Parada Obrigatória

Saõ mais de 80 lojas, para você levar várias lembranças de Ilhéus 

Mercado de Artesanato

O Mercado de Artesanato tem ao todo, 85 lojas que disponibilizam a riqueza da cultura ilheense através do artesanato e da culinária. Você poderá levar as lembranças de Ilhéus, e ainda, presentear a família e os amigos com produtos como; camisetas pintadas à mão, esculturas de barro e argila, tapeçaria, peças de crochê, licor, chocolate e outras delícias do cacau. Saiba mais... Clique aqui.

Ei, ta pensado que acabou, nãna, nina, não rsrsrsr

Para fechar com com chave de ouro eu convido você a ir assistir o Pôr-do-Sol

No Bairro Sapetinga

Pôr-do-Sol na Sapetinga

Aqui você vai recarregar  as energias. O bairro Sapetinga tem um espaço onde você vai poder ficar a vontade com bancos e mesas, na minha opinião eu prefiro sentar na grama e ficar adimirando o Pôr-do-Sol e tirando muitas fotos. Ao lado tem um parque de brinquedos gratuitos, e as crianças vão poder se divertir também. O que vai deixar os papais mais tranquilos e as crianças bem felizes. Se bater aquela fominha,  no local tem um carrinho que vende lanches e bebidas. Adoro estar em locais que tudo é muito prático, aqui é para agradar todas as idades...... Você não pode deixar de ir. ( Fica ao lado do Aeroporto)

Onde comer a noite em Ilhéus

Essa é uma dica de lugares para quem quer comer bem e barato em Ilhéus.

A maioria dos estabecimentos estão localizados no Pontal, no bairro mais gastronômico de Ilhéus, conhecida como a passarela do álcool.

D´Gust Food Truck

Com seu famoso hambúrger artesanal eles também trabalha com massas, e o penne ao molho rosé hummmmmmmm. Uma delícia.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Restaurante Delícia da Bahia

Hummmmmm, quem ai gosta de caranguejo, lambreta, guaiamum? Ótimo lugar e sou apaixonada pelo pirão de camarão, está época nos meses de; dez, jan, e fev. Eles estão de intestino vazio (rsrsrs), porém super bombadinhos (muita carne). É assim que eu gosto, ele fica fácil de comer.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Beer Hall Conveniência 

Agora com várias opções de lanches, para aquela fome da madrugada. O estabelecimento faz entrega. Ele fica aberto até as 05:00hs da manhã.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Zushi Sushi Bar

Para quem é fã de comida japonesa, vai gostar. Além disso eles tem um cardápio bem sortido e em determinados dias, tem "Rodízio".

Clique na imagem para saber como chegar; 

Hunt´s Airsoft Ilhéus

Um estabelecimento pra lá de divertido, aqui você uni comida e diversão em um só lugar, para quem gosta de tiro ao alvo, este é o lugar certo. Em alguns dias da semana tem chopp dobrado. Então se você gosta de um bom chopp, torça para esta com a promoção no dia de sua estadia.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Spettin do Jeck

O famoso espetinho do Jeck, é bem conhecido na cidade, uma delícia, tem vários acompanhamentos, uma dica, não deixe de pedir o pão de alho, até quem não gosta de alho vai amar.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Chico´s Caldos

Bem conhecido pela população por seus famosos caldos, carne do sol, escondinho de carne seca. Uma casa tradicional de comidas típicas nordestina.

Clique na imagem para saber como chegar; 

Churrascaria e Pizzaria Gabriela 

A noite tem um delicioso rodízio de pizzas, com vários sabores e o preço é muito bom. 

Clique na imagem para saber como chegar;

Agora que tal dar uma esticadinha na casa de Show mais badalada de Ilhéus

O Mar Aberto Music, é uma casa de show com bandas tocando ao vivo, vários ritmos. Um ambiente agrádavel, descontraído e muita gente bonita.  O Mar Aberto é a casa que mais agita as noites em Ilhéus.

Saiba mais.... Clique aqui.

Siga-nos nas redes sociais