Os Navios da Marinha varredores NV Atalaia  M 17 e o NV Albardão M 20 estarão no Porto de Ilhéus aberto para visitacão dia 09 e 10 de Dezembro

06/11/2017

Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuar minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.

Nos dias 09 e 10 de Dezembro, das 14h00 às 17h00, estarão atracados no porto de Ilhéus-BA e aberto à visitação pública os Navios Varredores Atalaia (M-17) e  Albardão (M-20), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil.
Os navios, que compõe o Grupo-Tarefa 234.1, comandado pelo Capitão de Fragata Marcio Gonçalves Martins Assumpção Taveira, Comandante da Força de Minagem e Varredura, deslocam 253 toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e atinge velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41 km/h).  Chegada em Ilhéus ainda não definida.

Quem não teve o privilégio de visitar no mês de Novembro, terá a oportunidade de conhecer de perto, os Varredores!

Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuar minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las. Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do 2 º Distrito Naval e possui quatro (4) Navios Varredores da classe "Aratu": NV Aratu (M-15), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), e NV Albardão (M-20). Segue as características do navio Aratu e NV Araçatuba, pois os mesmo não estarão presente neste dia de visitação.

C a r a c t e r í s t i c a s

Deslocamento: 241 ton (padrão), 280 ton (carregado)(1).
Dimensões: 47.50 m de comprimento, 7.16 m de boca e 2.4 m de calado.
Propulsão: 4 motores diesel Maybach gerando 4.500 bhp, acoplados a dois propulsores cicloidais verticais Escher-Wyss.

Combustível: 22 tons.

Eletricidade: um gerador de 120 Kw, e um gerador de 340 Kw para uso nas operações de varredura.

Velocidade: máxima de 24 nós.

Raio de ação: 710 milhas a 20 nós(1).
Armamento: 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm.
Sensores: 1 radar de superfície Signaal Furano.

Equipamentos: equipamento para realizar varredura mecânica, magnética, acústica e combinada(dois tipos).

Código Internacional de Chamada: PWAT
Tripulação: 36 homens, sendo 4 oficiais e 32 praças.


Siga-nos nas redes sociais

Cidade de Ilhéus 

@cidade_ilheusba 

@cidadede_ilheus 

Cidade de Ilhéus 

@cidadedeilheusoficial