Fazenda Riachuelo

11/10/2017

Todas as etapas do processo que faz daqueles frutos amarelinhos no meio da roça virarem deliciosos chocolates podem ser vistas na Riachuelo: da plantação cabruca (feita no meio da vegetação nativa, preservando a sombra sobre os cacaueiros), ao processo de lavagem, fermentação e secagem. Dali, as amêndoas seguem para outro prédio, onde fica a fábrica da Mendoá Chocolates.

Na fábrica o produto vai ser analisado e separado, para que apenas as sementes perfeitas sejam destinadas a virarem o chocolate da empresa.

A partir dessa seleção se seguem os procedimentos para transformar o cacau em ingrediente das várias barrinhas com porcentagem mínima de 40% de cacau (como comparação, o o chocolate vendido no supermercado, de marcas populares, têm em média 23% de cacau). Na produção da Mendoá não há adição de conservantes, lactose ou glúten, fazendo com que a marca seja conhecida por suas variantes premium com muito cacau (chegando a 99%) e outras misturas, como gengibre, pimenta, castanha-do-pará, coco e nibs.

Se você fizer perguntas comparando o chocolate comum com esse que leva grandes quantidades de cacau, vai descobrir verdades inconvenientes...

Toda a produção é visível a partir de salas de vidro, que mostram a 'mágica' acontecendo, até virar barrinha. .

Visitas somente com agendamento prévio 

Ligue alguns dias antes de sua viagem

Cotato

Fazenda Riachuelo

Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 20

71 3022-4807