Estação Rio do Braço

11/10/2017

Ainda que a plantação de cacau não seja de fato a grande atração do local, o produto está intimamente ligado à sua história. O próspero povoado, que tinha até cartório próprio e contava com uma estação de trem inaugurada em 1911, foi mudando conforme o cacau ia perdendo valor monetário, antes ainda da praga da vassoura-de-bruxa. Com o passar do tempo, e a evasão dos habitantes, parte das construções foi ficando em ruínas, como onde era a escola, a vendinha... Nem o fato de ter dado vida ao bordel de Jacutinga em 'Renascer' nos anos 1990 mudou esse destino.

Isso até um dos herdeiros de terrenos de Rio do Braço decidir investir nesse pedaço da história de Ilhéus que estava literalmente se desfazendo no tempo. Assim, nasceu a Estação do Rio do Braço, um espaço gastronômico muito agradável que além de comida bem gostosa oferece shows e eventos temáticos durante o ano (ouvi elogios sobre a festa junina de pessoas que nem sabiam que eu havia ido até lá).

Lucas Kruschewsky, de família tradicional da cidade, está reformando pouco a pouco as terras, entre as quais a da própria estação do trem e de uma capelinha, que estão sendo restauradas preservando a arquitetura da época. Itens de época também podem ser vistos ali.

Sábados e domingos, das 11h às 18h - horários diferenciados em eventos especiais

Contato

Restaurante Estação Rio do Braço, localizado no Distrito de Rio do Braço, Rod Ilhéus - Uruçuca km 25 entrar a esquerda e mais 6 km de estrada de chão!! 

Estação Rio do Braço

Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 25 - Estrada do Rio do Braço

73 99926-6175